Dia 5 de julho é dia de ir #aPéAoTrabalho! Vem com a gente!

Quem vai a pé ao trabalho (usando ou não transporte coletivo) levanta a mão! o/

Há cinco anos, o Corrida Amiga promove, sempre na primeira sexta-feira de julho, o dia #aPéAoTrabalho! O objetivo é dar visibilidade aos deslocamentos a pé ao trabalho, incluindo também a combinação de parte do trajeto com bicicleta, transporte público ou carona!
 

Embora as calçadas de Fortaleza sejam muito ruins em sua maioria, boa parte da população da cidade se desloca a pé, gerando benefícios para a saúde de cada uma dessas pessoas, por exemplo, com a diminuição de riscos de problemas de hipertensão, colesterol e doenças do coração. Há também os ganhos para a cidade, uma vez que andar a pé não congestiona as ruas e também não emite poluntes que degradam a qualidade do ar, por exemplo.

Quer participar dessa campanha, mas não sabe como? Se liga:

● Convide amigos e familiares e divulgar nas redes sociais para irem #aPéAoTrabalho;

● Convide colegas de trabalho e incentivar sua empresa a fomentar o uso do transporte a pé;

● Em 5 de julho, opte por ir a pé ao trabalho e publicar uma foto/vídeo/depoimento nas redes sociais usando a hashtag #aPéAoTrabalho

BENEFÍCIOS DE IR A PÉ AO TRABALHO:

  • Uma caminhada de 30 minutos representa 2,5km e 165 kcal.
  • A longo prazo, a caminhada pode auxiliar a diminuir risco de problemas de hipertensão, colesterol e doenças do coração.
  • Uma caminhada de 30 minutos gera economia de R$7,50 em relação ao transporte privado motorizado.
  • O tempo perdido no trânsito custa cerca de 4% do PIB brasileiro por ano (FGV, 2014).
  • Uma caminhada de 30 minutos evita a emissão de 0,6 kg CO2.
  • Durante o horário de pico na cidade de São Paulo, a velocidade média dos veículos é de 7 a 15 km/h (CET), enquanto que a pé faz-se, em média, 4 km/h e correndo faz-se 8 km/h.
  • Em São Paulo, 42,1% dos deslocamentos em carro individual possuem uma distância entre origem e destino que não ultrapassa 2,5 km. 20,8% representam deslocamentos entre 2,5 e 5 km. A conclusão é de que dois terços dos deslocamentos ficam em um raio de 5 quilômetros do ponto de origem (Pesquisa de Mobilidade RMSP, 2013).
  • No Brasil, 36% dos deslocamentos são realizados exclusivamente a pé e 29% por transporte coletivo, totalizando 65% do total de deslocamentos feitos a pé e por transporte público (ANTP, 2015).
  • Durante a greve dos caminhoneiros, 25,6% dos brasileiros deixaram de trabalhar por quatro dias. Ainda assim, muitos encontraram alternativas: 15% substituindo parte ou a totalidade do percurso por caminhadas e 8% utilizando a bicicleta (Ticket e Ticket Log, 2018).

Contato

Corrida Amiga – A Pé Também é Transporte

Facebook

Instagram

E-mail: contato@corridaamiga.org / site: corridaamiga.org

Telefone: (11) 94155-5993

Mais informações: http://corridaamiga.org/campanhas/a-pe-ao-trabalho