Logo  

Informativo online Sindquímica

Ano 1 - nº 3 - novembro de 2017


 

Começa a primeira etapa de implantação do Condomínio Industrial Químico de Guaiúba


O Condomínio Químico e Industrial de Guaiúba, ligado ao Sindquímica, ganhou novidades no seu cronograma de implantação. O Governo do Estado começou no dia 5/10 a primeira etapa de implantação do empreendimento com serviços preliminares de terraplanagem, pavimentação, drenagem, rede de água e esgoto. As máquinas estão a todo vapor no terreno destinado ao condomínio e o presidente do Sindquímica, Marcos Soares, foi conferir de perto a realização dos serviços juntamente coordenador do Polo, João Sérgio Borges de Carvalho. Além disso, na semana passada, o prefeito de Guaiuba, Marcelo Fradique; e o secretário de desenvolvimento econômico daquele município, Robério de Castro; ao lado do diretor do Sindquimica, Francisco Honorato, estiveram reunidos em São Paulo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, César Ribeiro; e o presidente do grupo Oswaldo Cruz e acionista da AVCO empresa associada ao Sindquimica. A Oswaldo Cruz Química vai se instalar no condomínio.

 
 

Cointec debate nanotecnologia em reunião ordinária com a participação do Sindquímica


O Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da FIEC (Cointec) realizou no dia (11/10), na Casa da Indústria, a sua 10ª reunião ordinária. Conduzido pelo presidente do Sindquímica, Marcos Soares, o encontro tratou inicialmente dos eventos focados em inovação realizados no último mês. Entre eles, o Seminário de Nanotecnologia para Indústria Brasileira, experiência piloto realizada no Ceará contemplando três empresas que passarão a utilizar nanotenologia em seus produtos. A iniciativa foi tão exitosa que a expectativa que a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) amplie a iniciativa para oito empresas no ano que vem. "É preciso agora preparar o empresário para que tenha a mente aberta para receber a nanotecnologia em seus produtos", afirmou o empresário. Além disso, a reunião contou com a participação do gestor da área de inovação do BNB, Eduardo Gaspar, que fez uma apresentação institucional do Hubine em comemoração a um ano de atividades do centro. Outra pauta do encontro foi o modelo integrado de inovação, com explanação de Pablo Padilha, do Centro de Excelência em Inovação (CEI).

.

 
 

Sindquímica lança Campanha
Nossa Química é a Solidariedade


O Sindquímica Ceará lançou durante a reunião de Setembro com os associados, na quarta-feira (27/9), na FIEC,  a Campanha " A Nossa Química é a Solidariedade". Em formato de Gincana, a campanha vai mobilizar empresários dos segmentos industriais ligados ao Sindicato: Tintas; Saneantes; Plásticos; Cosméticos. A campanha foi apresentada pela empresária Thelma Soares e pela responsável administrativa do Sindicato, Edna Jovino, e recebeu o apoio dos empresários presentes e do presidente do Sindicato, Marcos Soares.


A Gincana arrecadará  materiais de higiene, limpeza de tintas para duas instituições. São elas: Lar Torres de Melo(idosos); Casa do Menor São Miguel Arcanjo(crianças e adolescentes). A campanha acontecerá durantes os meses de setembro, outubro e novembro. A iniciativa terá momentos especiais durante o Outubro Rosa e Novembro Azul.  "A aceitação da campanha foi ótima e os empresários do setor de tintas ficaram empolgados", destaca  o presidente Marcos Soares.

 
 

Sindquímica participa de oficina
sobre negociação coletiva


A FIEC, através do Nucop, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo, realizou em 25/10, oficina para as aprimorar as práticas de negociação coletiva. A oficina foi facilitada por Cely Sousa Soares. Participaram do evento representantes do Simec, Sindquímica e Sindconfecções.

 
 

Sindicato revisa planejamento estratégico


Entre os dias 24 e 27/10, quatro sindicatos associados à FIEC realizaram a revisão de seus planejamentos estratégicos. Foram eles: Sindpan, Sindquímica, Sindiverde e o Sindserrarias. A ação foi uma realização do Nucop, em parceria com a CNI, por meio do PDA. Conduzida pelo consultor Alberto Gaspar, a iniciativa abriu a oportunidade para que os sindicatos discutissem sobre suas forças, fraquezas e ameaças, estabelecendo objetivos para definir temas do plano de ação, levando em conta a ação sindical, defesa de interesse do setor e os produtos e serviços oferecidos.

 
 

Sindquímica é homenageado
no aniversário do Sebrae


O Sebrae no Ceará realizou no dia (5/10) uma programação especial para comemorar  o Dia da Micro e Pequena Empresa e os 45 anos do Sistema Sebrae, colocando os pequenos negócios como protagonistas do desenvolvimento do Ceará. Durante o evento, na sede da instituição em Fortaleza, foram homenageados cinco sindicatos industriais filiados à FIEC, que vem desenvolvendo ações de destaque em parceria com o Sebrae. Foram eles: Sindialimentos, Sindsorvetes, Simec, Sindquímica e Sindpan.

Como parte ainda da programação aconteceu a entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios às empreendedoras que se destacaram no estado, nas categorias “Microeempreendedoras individuais”, “Donas de Pequenos Negócios” e “Produtoras rurais". O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou no encontro sobre o papel do gestor público no desenvolvimento dos pequenos negócios”..

 
 

Sindquímica mostra na Bahia experiência desenvolvida no Ceará


O presidente do Sindquímica, Marcos Soares, participou em 19/10, na sede da FIEB, em Salvador, do Bate Papo Sindical promovido pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI. O evento serviu para que fossem compartilhadas boas práticas. O Sindquímica mostrou casos de sucessos relacionados ao Polo de Saúde do Eusébio e ao Polo Químico Industrial de Guaiuba -  Chemical Park.

 
 

Sindquímica participa da ABRAFATI 2017

 

O presidente do Sindquímica, Marcos Soares, ao lado dos diretores do sindicato, João Sérgio Borges e Josafá Rebouças, participou do maior evento do setor de tintas da América Latina, a Abrafati 2017, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de outubro no São Paulo Expo. Acompanhou o grupo, o prefeito de Guaiuba, Marcelo Fradique, e o secretário de desenvolvimento econômico daquele município, Robério de Castro. Eles aproveitam o evento para manter contato com os diretores da Química Osvaldo Cruz, que vai se instalar no Guaiúba Chemical Park. A Wana Química, empresa associada ao Sindquímica, expôs no evento. .

 
side image

Expediente


Presidente do Sindquímica: Marcos Soares
Diretor Administrativo: José Dias de Vasconcelos Filho
Diretor Financeiro : Paulo César Vieira Gurgel
Assessor técnico: Neto Medeiros
Textos: Sindicato e Marcellus Rocha
Jornalista Responsável: Marcellus Rocha CE 2002 JP
Projeto gráfico e diagramação: Lucas Landim
Imagens: Arquivo do Sindicato e Gerência de Comunicações do Sistema FIEC


 

Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - 3º andar - CEP 60.120-001
Fortaleza/CE - Brasil
www.sindquimica.org.br
quimica@sfiec.org.br

 
 
facebook