Logo  

Informativo online Sindquímica

Ano 1 - nº 1 - janeiro de 2017


 

Sindquimica comemora 30 anos


O Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo do Estado do Ceará (Sindiquímica) comemorou no dia 1º/12, 30 anos de existência. Em celebração na Casa da Indústria, o sindicato, liderado pelo presidente Marcos Soares, homenageou os ex-presidentes do Sindquímica, João Fontenele e José Dias de Vasconcelos; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart.

“Homenageamos os ex-presidentes por sua importância para o setor químico e o presidente da FIEC por ter transformado o Sindquímica nos últimos 12 anos. Ele levantou a bandeira da renovação. Hoje, temos quase 120 associados”. O Sindquímica/CE representa os segmentos químico, farmacêutico, cosmético, saneante, cola, tinta, hospitalar, veterinária, plástico e defensivos agrícolas. O sindicato atua no desenvolvimento e fortalecimento desses setores.

Para Marcos Soares, 2017 será um ano importante para o segmento no Ceará. “É um setor muito próspero no país, mas que ainda é pouco expressivo no estado. Com algumas ações da federação e do Estado, há um futuro promissor”. Marcos Soares destacou o trabalho do Programa para Desenvolvimento da Indústria, por meio das Rotas Estratégicas de saúde, que identificou um viés considerável para a área, com instalação da Fiocruz e criação do polo farmoquímico no Eusébio. “Queremos finalizar o segundo mandato, em 2020, com o condomínio industrial Chemical Park, em Guaiúba e esse polo farmoquímico consolidado, investindo na gestão compartilhada e em parceria com outros sindicatos filiados e as casas do Sistema FIEC”, conclui.

 
 

Marcos Soares toma posse em segundo mandato como presidente do Sindquímica


Diante de um auditório Luis Esteves Neto lotado, na noite do dia 1º/11, a nova diretoria eleita do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica Ceará) tomou posse para o mandato no quadriênio 2016-2020 . O atual presidente do Sindicato, Marcos Soares, assumiu o cargo pela segunda vez. A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente da FIEC, Beto Studart, e contou com a participação de ex-presidentes do Sindicato, como os empresários José Dias de Vasconcelos e João Fontenele.

O presidente da FIEC, Beto Studart, reconhece o trabalho de Marcos Soares à frente do Sindquímica Segundo ele, um amigo de confiança com o qual contou para ouvir conselhos na hora de estruturar a sua empresa Studart Heart. " Um sindicato sempre atuante nos debates da Federação. Marcos Soares sem dúvidas é um líder atuante entre os industriais", elogia.

Em sua fala de posse, Marcos Soares fez um balanço do seus 4 anos no primeiro mandato do Sindicato expondo os desafios de realizar uma gestão promissora após o mandato do empresário José Dias de Vasconcelos. Destacou o compartilhamento de ideias e planos entre os empresários exemplificando do projeto do Guaiúba Chemical Park, a participação em feiras e eventos fora do Estado em busca de novos mercados e inovação bem como a participação institucional na Câmara Setorial Química. " O segredo do nosso sucesso é compartilhamento da gestão do sindicato com os seus diversos ramos por meio da criação de diretorias setoriais a fim de atender as demandas dividindo responsabilidades e êxitos. Esse modelo de gestão nos rendeu convites do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI para falar da experiência em outras federações", enaltece.

Ele agradeceu o apoio da FIEC. " O presidente do Sindicato é o reflexo do presidente da Federação. Reconheço o apoio do presidente Beto Studart, grande incentivador dos sindicatos e do desenvolvimento econômico da Indústria no Ceará.", reconhece.

 
 

Sindquímica faz balanço das ações em 2016 e planeja prioridades para ano que vem


Em clima de confraternização, o Sindquímica Ceará fez um balanço das ações realizadas em 2016 na última reunião da diretoria do ano realizada no dia 14/12, na sede da FIEC, em Fortaleza. O presidente do Sindicato, Marcos Soares, apresentou também as ações previstas para 2017.Sobre a priorização dessas atividades no ano que vem, ficou definido que a presidência do Sindquímica agendará reuniões com os diretores setoriais, durante o mês de janeiro com o objetivo de definir quais ações priorizar para o ano de 2017. Também foi apresentado o programa de Fidelidade do Sindquímica que obteve total aprovação da Diretoria e o mesmo será aplicado a partir de 2017, e discutido os critérios de associação para indústrias incubadas, ficando as definições para a próxima reunião.

 
 

Sindquímica participa da maior
feira hospitalar do mundo


O Sindquímica Ceará participou em novembro, da maior feira de equipamentos, produtos e serviços hospitalares do mundo. A Médica 2016 acontece em Dusseldorf da Alemanha. No primeiro dia da feira, o presidente do Sindquímica, Marcos Soares, participou de uma reunião com empresas alemãs e israelenses para transferência de tecnologia dessas empresas com empresas cearenses. Após o encontro, ficou decidido que no primeiro momento será realizada uma pesquisa no mercado brasileiro e uma consulta junto à Anvisa para o registro dos produtos a serem introduzidos nos mercados cearense e brasileiro.

 
 

Sindquimica realiza reunião com
prefeito eleito de Guaiúba


O Sindquímica recebeu no dia 21/10 o prefeito eleito do município de Guaiúba, Marcelo Fradique Accioly. O objetivo da reunião era apresentar detalhes do projeto do Guaiuba Chemical Park, um condomínio de indústrias que irá agregar 27 empresas e gerar em torno de dois mil empregos. A reunião contou com a participação do diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, e dos deputados Evandro Leitão e Gorete Pereira. O presidente do Sindquímica, Marcos Soares, ressaltou a importância do empreendimento para o desenovlvimento do município e afirmou que há uma grande expectativa de que nos próximos anos o projeto vire realidade. O prefeito, por sua vez, mostrou-se sensibilizado e revelou que uma de suas metas é fazer com que o condomínio possa, de fato, ter as paredes erguidas em sua gestão, danda celeridade aos processos no que for possível.

 
 

Sindicato promove minicurso sobre sistema de câmara quente


No dia 21/10, o Sindquímica promoveu o minicurso Como montar uma câmara quente, evitando desgaste antecipado de componentes e improdutividade do molde. Nove pessoas, entre elas funcionários e donos de ferramentaria, participaram da capacitação. Carlos Oliveira é representante comercial na empresa Nova Câmara Quente de Caxias do Sul e foi o responsável pelo minicurso. Segundo ele, a região Nordeste ainda não aderiu a esse sistema por medo de não conseguir alcançar bons lucros. “Quem quer produtividade, qualidade, custo baixo do produto, usa a câmara quente porque não há perda de trabalho e ela garante que a peça vai sair de forma igual. São Paulo, Minas Gerais já usam”, afirma. O sistema de câmara quente é responsável por moldes de injeção plástica para a fabricação de produtos plásticos em geral.

 
 

Empresas associadas ao Sindquímica participam de Convenção de Supermercados na Paraíba


Oito empresas associadas ao Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Refinação de Petróleo no Ceará (Sindquímica) participaram de 18 a 20 de outubro da Convenção Paraibana de Supermercados - CONSUPER 2016. O evento, da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), em parceria com a Associação Paraibana de Atacadistas e Distribuidores (ASPAD), acontecerá em João Pessoa. Esse ano, em sua 12ª edição, sob o tema “GESTÃO – Inovação e Ousadia”, a convenção ocupará uma área de 5.500m de stands, consolidando-se como importante evento de negócios para a Região Nordeste.

Trata-se de um significativo mercado com potencial a ser explorado pelas indústrias cearenses. Os participantes do Sindquímica serão a Limpa Fácil, Sabão Juá, Isoquímica, PH Industrial, Madrevita, Biomatika, Intraplast e a Viwace - indústria de material de limpeza. A expectativa da convenção é receber oito mil empresários supermercadistas de pequeno, médio e grande porte, além de industriais, atacadistas, distribuidores, representantes e prestadores de serviço.

 
 

Sindquímica participa de Bate-papo
Sindical na Paraíba


No dia 15 de setembro, o Sindicato das Indústrias Químicas Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica) participou, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), do Bate-papo Sindical Defesa de Interesse. O evento, promovido Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), proporcionou a troca de experiências bem-sucedidas relacionadas com soluções e inovações desenvolvidas no âmbito da defesa de interesse, que podem servir de modelo aos demais sindicatos empresariais participantes do evento.

O presidente do Sindquímica/CE, Marcos Soares, destacou a implantação de diretorias setoriais ocupadas por lideranças dos diversos segmentos vinculados ao setor químico. A iniciativa tem como intuito fortalecer o sindicato e ampliar o associativismo. O representante da FIEP João Gomes de Andrade Neto Presidente, do SINDICER/PB, falou sobre novos projetos e parcerias. Entre eles, a Casa Cerâmica, um modelo de negócios em construção racionalizada que gera economia através do sistema construtivo em blocos cerâmicos estruturais.

 
 

Sindquímica participa da Oportuniza 2016


O Sindquimica participou nos dias 4 e 5 de novembro, no SESI Maracanaú, da Oportuniza 2016 - Feira Multissetorial de Negócios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As empresas filiadas ao Sindicato, WU, Limpa Fácil, Qit Quimica, Nossa Tinta, Cromoplast e PH Industrial, estiveram presentes em estandes e nas rodadas de negócios.

O evento gratuito tem o objetivo de lançar produtos, divulgar empresas, captar novos clientes e, ainda, aproximar fornecedores locais de grandes empresas. Com 40 expositores, e a presença de industriais, atacadistas e distribuidoras, a programação contou também com palestras e oficinas. Entre as palestras, “A história da Cerbras e o desafio da marca para o futuro”, com a Ana Lúcia Mota; “O case do Mercadinho São Luiz”, com Severino Neto; e “Como bater recordes de venda em anos de crise”, com Domingos Cordovil.

A Feira contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Serviço Social da Indústria (SESI/CE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE).

 
 

Sindquímica/CE mobiliza encontro
para debater normas da ANVISA


Mobilizados pelo presidente do Sindquimica/CE, Marcos Soares, presidentes dos setores químico e farmacêutico ligados as demais Federações das Indústrias participaram de encontro na Confederação Nacional da Indústria (CNI), no dia (7/11), para para discutir sobre a RDC 47 e 48 da ANVISA. Marcos Soares contou com a parceria da gerência de Desenvolvimento Associativo da CNI (GDA/CNI). O encontro contou com a participação de representantes do SINDQUIMICA/CE, SINDQUIMICA/GO, SINDIFAR/RS, da FIEB, da GDA/CNI e da COEX/CNI.

Essas regulamentações estão ligadas as boas práticas de fabricação para produtos saneantes e a fabricação para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, e dá outras providências.

Participaram da reunião a gerente do PDA/CNI, Camilla Cavalcanti, o gerente executivo da Unidade de relacionamento com o Poder Executivo da CNI, Pablo Cesário, e Cesar Galiza e Giuseppe Lobo, da Gerência Executiva de  Relações Governamentais.

 
side image

Expediente


Presidente do Sindquímica: Marcos Soares
Diretor Administrativo: José Dias de Vasconcelos Filho
Diretor Financeiro : Paulo César Vieira Gurgel
Assessor técnico: Neto Medeiros
Textos: Sindicato e Marcellus Rocha
Jornalista Responsável: Marcellus Rocha CE 2002 JP
Projeto gráfico e diagramação: Lucas Landim
Imagens: Arquivo do Sindicato e Gerência de Comunicações do Sistema FIEC


 

Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - 3º andar - CEP 60.120-001
Fortaleza/CE - Brasil
www.sindquimica.org.br
quimica@sfiec.org.br

 
 
facebook