Logo  

Informativo online Sindquímica

Ano 1 - nº 1 - novembro de 2016


 

Sindquímica participa da maior
feira hospitalar do mundo


O Sindquímica Ceará está participando até esta quinta-feira, 17/11, da maior feira de equipamentos, produtos e serviços hospitalares do mundo. A Médica 2016 acontece em Dusseldorf da Alemanha. No primeiro dia da feira, o presidente do Sindquímica, Marcos Soares, participou de uma reunião com empresas alemãs e israelenses para transferência de tecnologia dessas empresas com empresas cearenses. Entre as beneficiadas, a Táquion, filiada ao Sindquímica. Após o encontro, ficou decidido que no primeiro momento será realizada uma pesquisa no mercado brasileiro e uma consulta junto à Anvisa para o registro dos produtos a serem introduzidos nos mercados cearense e brasileiro.

 
 

Sindquimica realiza reunião com
prefeito eleito de Guaiúba


O Sindquímica recebeu na Casa da Indústria nesta sexta-feira (21/10) o prefeito eleito do município de Guaiúba, Marcelo Fradique Accioly. O objetivo da reunião era apresentar detalhes do projeto do Guaiuba Chemical Park, um condomínio de indústrias que irá agregar 27 empresas e gerar em torno de dois mil empregos. A reunião contou com a participação do diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, e dos deputados Evandro Leitão e Gorete Pereira. O presidente do Sindquímica, Marcos Soares, ressaltou a importância do empreendimento para o desenovlvimento do município e afirmou que há uma grande expectativa de que nos próximos anos o projeto vire realidade. O prefeito, por sua vez, mostrou-se sensibilizado e revelou que uma de suas metas é fazer com que o condomínio possa, de fato, ter as paredes erguidas em sua gestão, danda celeridade aos processos no que for possível.

 
 

Sindicato promove minicurso sobre sistema de câmara quente


No dia 21/10, o Sindquímica promoveu o minicurso Como montar uma câmara quente, evitando desgaste antecipado de componentes e improdutividade do molde. Nove pessoas, entre elas funcionários e donos de ferramentaria, participaram da capacitação. Carlos Oliveira é representante comercial na empresa Nova Câmara Quente de Caxias do Sul e foi o responsável pelo minicurso. Segundo ele, a região Nordeste ainda não aderiu a esse sistema por medo de não conseguir alcançar bons lucros. “Quem quer produtividade, qualidade, custo baixo do produto, usa a câmara quente porque não há perda de trabalho e ela garante que a peça vai sair de forma igual. São Paulo, Minas Gerais já usam”, afirma. O sistema de câmara quente é responsável por moldes de injeção plástica para a fabricação de produtos plásticos em geral.

 
 

Empresas associadas ao Sindquímica participam de Convenção de Supermercados na Paraíba


Oito empresas associadas ao Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Refinação de Petróleo no Ceará (Sindquímica) participam de 18 a 20 de outubro da Convenção Paraibana de Supermercados - CONSUPER 2016. O evento, da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), em parceria com a Associação Paraibana de Atacadistas e Distribuidores (ASPAD), acontecerá em João Pessoa. Esse ano, em sua 12ª edição, sob o tema “GESTÃO – Inovação e Ousadia”, a convenção ocupará uma área de 5.500m de stands, consolidando-se como importante evento de negócios para a Região Nordeste.

Trata-se de um significativo mercado com potencial a ser explorado pelas indústrias cearenses. Os participantes do Sindquímica serão a Limpa Fácil, Sabão Juá, Isoquímica, PH Industrial, Madrevita, Biomatika, Intraplast e a Viwace - indústria de material de limpeza. A expectativa da convenção é receber oito mil empresários supermercadistas de pequeno, médio e grande porte, além de industriais, atacadistas, distribuidores, representantes e prestadores de serviço.

 
 

Sindquímica participa de Bate-papo
Sindical na Paraíba


No último dia 15 de setembro, o Sindicato das Indústrias Químicas Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica) participou, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), do Bate-papo Sindical Defesa de Interesse. O evento, promovido Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), proporcionou a troca de experiências bem-sucedidas relacionadas com soluções e inovações desenvolvidas no âmbito da defesa de interesse, que podem servir de modelo aos demais sindicatos empresariais participantes do evento.

O presidente do Sindquímica/CE, Marcos Soares, destacou a implantação de diretorias setoriais ocupadas por lideranças dos diversos segmentos vinculados ao setor químico. A iniciativa tem como intuito fortalecer o sindicato e ampliar o associativismo. O representante da FIEP João Gomes de Andrade Neto Presidente, do SINDICER/PB, falou sobre novos projetos e parcerias. Entre eles, a Casa Cerâmica, um modelo de negócios em construção racionalizada que gera economia através do sistema construtivo em blocos cerâmicos estruturais.

 
 

Marcos Soares toma posse em segundo mandato como presidente do Sindquímica


Diante de um auditório Luis Esteves Neto lotado, na noite da última terça-feira, dia 1º 11, a nova diretoria eleita do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica Ceará) tomou posse para o mandato no quadriênio 2016-2020 . O atual presidente do Sindicato, Marcos Soares, assumiu o cargo pela segunda vez. A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente da FIEC, Beto Studart, e contou com a participação de ex-presidentes do Sindicato, como os empresários José Dias de Vasconcelos e João Fontenele.

O presidente da FIEC, Beto Studart, reconhece o trabalho de Marcos Soares à frente do Sindquímica Segundo ele, um amigo de confiança com o qual contou para ouvir conselhos na hora de estruturar a sua empresa Studart Heart. " Um sindicato sempre atuante nos debates da Federação. Marcos Soares sem dúvidas é um líder atuante entre os industriais", elogia.

Em sua fala de posse, Marcos Soares fez um balanço do seus 4 anos no primeiro mandato do Sindicato expondo os desafios de realizar uma gestão promissora após o mandato do empresário José Dias de Vasconcelos. Destacou o compartilhamento de ideias e planos entre os empresários exemplificando do projeto do Guaiúba Chemical Park, a participação em feiras e eventos fora do Estado em busca de novos mercados e inovação bem como a participação institucional na Câmara Setorial Química. " O segredo do nosso sucesso é compartilhamento da gestão do sindicato com os seus diversos ramos por meio da criação de diretorias setoriais a fim de atender as demandas dividindo responsabilidades e êxitos. Esse modelo de gestão nos rendeu convites do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI para falar da experiência em outras federações", enaltece.

Ele agradeceu o apoio da FIEC. " O presidente do Sindicato é o reflexo do presidente da Federação. Reconheço o apoio do presidente Beto Studart, grande incentivador dos sindicatos e do desenvolvimento econômico da Indústria no Ceará.", reconhece.

 
 

Sindquímica comemora 30 anos durante confraternização anual em dezembro


O Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica Ceará) comemora 30 anos nesse fim de ano de 2017. A comemoração já tem data marcada e será no dia 1º de dezembro na sede da da Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC) em Fortaleza. A Confraternização anual do Sindicato começa às 20h no auditório Waldyr Diogo. Na oportunidade, uma placa comemorativa será instalada no térreo da Casa da Indústria e serão feitas homenagens aos ex-presidente da instituição.

O Sindquímica representa os seguintes segmentos industriais : Químicos, Farmacêuticos, Cosméticos, Saneantes, Colas, Tintas, Hospitalares, Veterinária, Plásticos e Defensivos Agrícolas. Atua no desenvolvimento e fortalecimento desses setores promovendo serviços como reuniões mensais com associados; consultoria com regulação junto à Anvisa; representatividade na Câmara Setorial de Saúde; acessos as ações e produtos do Sistema FIEC; informativos setoriais e jurídicos; convenção coletiva; assessoria jurídica; Fórum de Recursos Humanos; projeto cosméticos & saneantes; participação em feiras nacionais e em missões internacionais; e treinamentos. O Sindicato possui mais de 100 filiados.

 
 

Sindquímica participa da Oportuniza 2016


O Sindquimica participou nos dias 4 e 5 de novembro, no SESI Maracanaú, da Oportuniza 2016 - Feira Multissetorial de Negócios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As empresas filiadas ao Sindicato, WU, Limpa Fácil, Qit Quimica, Nossa Tinta, Cromoplast e PH Industrial, estiveram presentes em estandes e nas rodadas de negócios.

O evento gratuito tem o objetivo de lançar produtos, divulgar empresas, captar novos clientes e, ainda, aproximar fornecedores locais de grandes empresas. Com 40 expositores, e a presença de industriais, atacadistas e distribuidoras, a programação contou também com palestras e oficinas. Entre as palestras, “A história da Cerbras e o desafio da marca para o futuro”, com a Ana Lúcia Mota; “O case do Mercadinho São Luiz”, com Severino Neto; e “Como bater recordes de venda em anos de crise”, com Domingos Cordovil.

A Feira contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Serviço Social da Indústria (SESI/CE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE).

 
 

Sindquímica/CE mobiliza encontro
para debater normas da ANVISA


Mobilizados pelo presidente do Sindquimica/CE, Marcos Soares, presidentes dos setores químico e farmacêutico ligados as demais Federações das Indústrias participaram de encontro na Confederação Nacional da Indústria (CNI), na última segunda-feira (7/11), para para discutir sobre a RDC 47 e 48 da ANVISA. Marcos Soares contou com a parceria da gerência de Desenvolvimento Associativo da CNI (GDA/CNI). O encontro contou com a participação de representantes do SINDQUIMICA/CE, SINDQUIMICA/GO, SINDIFAR/RS, da FIEB, da GDA/CNI e da COEX/CNI.

Essas regulamentações estão ligadas as boas práticas de fabricação para produtos saneantes e a fabricação para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, e dá outras providências.

Participaram da reunião a gerente do PDA/CNI, Camilla Cavalcanti, o gerente executivo da Unidade de relacionamento com o Poder Executivo da CNI, Pablo Cesário, e Cesar Galiza e Giuseppe Lobo, da Gerência Executiva de  Relações Governamentais.

 
side image

Expediente


Presidente do Sindquímica: Marcos Soares

Diretor Financeiro:

Diretor Administrativo

Textos: Sindicato e Marcellus Rocha

Jornalista Responsável: Marcellus Rocha CE 2002 JP

Projeto gráfico e diagramação: Lucas Landim

Imagens: Arquivo do Sindicato e Gerência de Comunicações do Sistema FIEC


 

Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - 3º andar - CEP 60.120-001
Fortaleza/CE - Brasil
www.sindquimica.org.br
quimica@sfiec.org.br

 
 
facebook